No jogo de abertura da 12ª jornada, o CD Santa Clara não conseguiu evitar uma derrota perante o Boavista, por 2-1.

Uma entrada em falso na partida e praticamente em toda à 1ª parte, permitiu a formação axadrezada levar uma confortável vantagem para o intervalo. Logo no 1º minuto de jogo, Neris inaugurou o marcador. Aos 25 minutos, Carraça aumentou a vantagem do Boavista para 2-0.

Na 2ª parte, o Santa Clara reagiu, mas já não foi a tempo de evitar a derrota. O melhor que a formação encarnada conseguiu foi reduzir a vantagem, ao minuto 86, por intermédio de César.

Com a derrota, a formação orientada por João Henriques caiu para a 13ª posição, sendo ultrapassada pelo Belenenses e pelo Moreirense, que somaram triunfos esta jornada. 

Nos restantes jogos da jornada, destaque para a goleada que o Benfica aplicou ao Marítimo (4-0), passando a ter uma vantagem de 5 pontos para o FC Porto, que apenas entrará em cena hoje.

Além disso, destaque para a derrota do Sporting no reduto do Gil Vicente, por 3-1. A formação leonina não foi capaz de dar o melhor seguimento à vitória somada para a Liga Europa, na última quinta-feira, e mantém a distância de 4 pontos para o 3º classificado, o Famalicão, que também foi derrotado, pelo Portimonense (2-1).

Quadro de resultados completo da 12ª jornada:

Santa Clara 1 – 2 Boavista

Moreirense 3 – 2 Aves

Benfica 4 – 0 Marítimo

Portimonense 2 – 1 Famalicão

Tondela 0 – 1 Belenenses 

Vitória FC 1 – 1 Vitória SC

Gil Vicente 3 – 1 Sporting

Braga – Rio Ave – A disputar

FC Porto – Paços de Ferreira – A disputar