A jornada 28 da edição 2019/2020 da Liga NOS entra para a história do Santa Clara. Em noite de São João, a formação açoriana conseguiu um feito inédito: vencer, pela primeira vez na sua história, o Benfica no Estádio da Luz.

Além disso, a formação orientada por João Henriques tornou-se na primeira equipa a conseguir marcar 4 golos ao Benfica, no Estádio da Luz, numa partida a contar para o campeonato.

O feito histórico começou a ganhar os seus contornos já no final da 1ª parte. Depois de quase 45 minutos divididos, onde ambas as equipas jogaram de forma livre e com vontade de marcar, Anderson Carvalho inaugurou o marcador e permitiu ao Santa Clara sair em vantagem para o intervalo.

No reatar da partida, o Benfica fez entrar Zivkovic e Carlos Vinícius, como forma de agitar o jogo. E a estratégia funcionou, uma vez que, ao minuto 50, Rafa empatou a partida. Contudo, apenas sete minutos depois, um excelente cabeceamento de Zaidu Sanusi voltou a colocar o Santa Clara na frente do marcador. O Benfica respondeu de forma rápida e eficaz e, nos 10 minutos seguintes, dois golos do recém-entrado Carlos Vinícius levaram o Benfica, pela primeira vez na partida, para a frente do marcador.

Perto do minuto 70, o João Henriques fez duas alterações que acabariam por mudar o rumo do jogo, decidindo lançar Crysan e Zé Manuel, para os lugares de Thiago Santana e Osama Rashid. Ao minuto 81, Crysan empatou a partida depois de converter da melhor forma uma grande penalidade e, já bem perto do apito final (90+5), Zé Manuel aproveitou a desconcentração da defesa do Benfica e deu o triunfo ao Santa Clara.

Assim, o Santa Clara subiu à 8ª posição, passando a somar 38 pontos e está a 7 pontos do Famalicão, equipa que ocupa o 5º lugar.

Também em dia de São João, o FC Porto goleou o Boavista por 4-0 e isolou-se na liderança da Liga NOS. Destaque, também, para o dérbi do Minho, que terminou com uma vitória do Sporting de Braga sobre o Vitória de Guimarães, por 3-2. Com este triunfo, o Sporting de Braga subiu ao 3º lugar, embora à condição, uma que que, hoje, Sporting e Belenenses encerram a 28ª jornada.

Na próxima jornada, o Santa Clara tem encontro marcado com o Boavista no Estádio do Bessa. A partida está agendada para as 20h (dos Açores) do próximo domingo (28 de junho).

 

Quadro de resultados completo da 28ª jornada:

Gil Vicente 3 – 0 Aves

Portimonense 3 – 2 Marítimo

Vitória FC 1 – 2 Rio Ave

Benfica 3 – 4 Santa Clara

FC Porto 4 – 0 Boavista

Tondela 1 – 3 Paços de Ferreira

Moreirense 1 – 1 Famalicão

Braga 3 – 2 Vitória SC

Belenenses SAD – Sporting – A disputar hoje