Decide-se neste fim-de-semana quem marca marca presenças nas meias-finais do Torneio de Abertura de Futsal: 13 equipas iniciaram a fase de grupos da prova e, depois desta ronda decisiva, apenas 4 vão prosseguir rumo à fase a eliminar.

Na série A tem contornos absolutamente decisivos a partida entre o Achada e o Clube Escolar de Vila Franca do Campo. A partida joga-se no domingo pelas 18h30, com apenas uma destas formações a poder carimbar o acesso à próxima fase do torneio. Ambas chegam à ultima jornada com duas vitórias em tantos outros jogos, com o emblema de Nordeste a levar vantagem no que a golos marcados (18 contra 11) e sofridos (4 contra 5) diz respeito. No mesmo emparelhamento, e embora já matematicamente fora das contas do apuramento, o Fazenda recebe o São Vicente Ferreira pelas 15h, com ambas a ter a oportunidade de somar os primeiros pontos naquelas que serão as respetivas despedidas à competição.

A série B conta com um embate também ele absolutamente decisivo: a formação dos Remédios recebe o Vera Cruz no domingo, com início agendado para as 18h. Ora, ambas venceram os respetivos confrontos frente ao Vale Formoso e, depois de folgas alternadas, encontram-se no último dia da fase de grupos para ver quem carimbe o acesso ao 'mata-mata'. A equipa da Bretanha leva vantagem na diferença de golos (+12 contra +7) face ao adversário, embora seja, na teoria, uma partida com um desfecho difícil de prever.

A série C, que arranca já nesta sexta-feira (20h30), conta com a deslocação do Santa Clara "A" ao pavilhão do Mira Mar. Estes últimos foram derrotados pela Casa do Povo do Livramento na jornada inaugural da competição. Referir que, por força do adiamento da jornada anterior, o Santa Clara "A" vai ter jornada dupla neste fim-de-semana, realizando o jogo em atraso com a equipa do Livramento no domingo às 18h30, no pavilhão da Escola Secundária da Lagoa.

O mesmo se vai verificar na série D, com o Santa Clara "B" a realizar dois jogos em dois dias. Os santaclarenses visitam primeiro o pavilhão do Rabo de Peixe no sábado, às 19h30, na partida respeitante à última jornada deste Torneio de Abertura. A partida em atraso, essa, será realizada no domingo às 15h, respeitante à receção dos encarnados o Juventude da Candelária. 

Por força dos adiamentos das partidas respeitantes aos encontros do Santa Clara "A" e "B" estão, pois, ainda incertas as contas das séries C e D, relativamente a quem irá marcar presença nas meias-finais da prova.