A 6ª jornada, que era composta por vários jogos de cartaz, antecipava várias mexidas na tabela classificativa, especialmente na 1ª metade da tabela. E foi isso mesmo que aconteceu.

No jogo de mais destaque, o União Micaelense não foi capaz de evitar a derrota no reduto do CF Vasco da Gama e acabou por perder a liderança isolada da competição. Depois do empate somado na última jornada, perante a formação do CD Santo António, a formação unionista acabou por averbar a 1ª derrota na prova, acabando com o seu registo de invencibilidade. Paulo Aguiar ainda colocou a formação da Rua dos Mercadores na frente do marcador, ao minuto 36, através de uma grande penalidade convertida com sucesso. Mas uma boa resposta por parte do CF Vasco da Gama na 2ª parte permitiu a Júlio Sousa trazer a formação vila-franquense de volta à discussão do resultado (1-1). Já nos descontos, Ricardo Santos fez o 2-1 e completou a cambalhota no marcador, permitindo ao Vasco da Gama alcançar o União Micaelense no topo da tabela.

Quem também aproveitou o deslize do até então líder foi o Marítimo. Os "azuis" da Calheta continuam a excelente campanha no Campeonato de São Miguel. Na receção ao CD Os Oliveirenses, a formação maritimista saiu vitoriosa, por 3-1, com golos apontados por Bruno Soares (minuto 13'), mais conhecido por Mosca, Nuno Rego (minuto 35') e Hugo Lopes (75'). Milton Medeiros (minuto 79') ainda reduziu para Os Oliveirenses, mas foi insuficiente para evitar a derrota.

No outro grande jogo de cartaz da ronda, o Vitória Clube Pico da Pedra segue de vento em popa. Depois da estreia vitoriosa do técnico António Oliveira, em casa, por 3-1, o VC Pico da Pedra deslocou-se às Furnas para levar de vencida a formação do FC Vale Formoso. O único golo da partida foi apontado por José Dinis, já nos minutos finais (87'). Com o resultado averbado, a formação do VC Pico da Pedra soma duas vitórias consecutivas, ascendeu ao 4º lugar, em igualdade pontual com o FC Vale Formoso, e reduziu a distância para o 1º lugar, ficando apenas a uma distância de 3 pontos.

No jogo inaugural da ronda, disputado no último sábado, o CD Santo António deslocou-se à Ribeira Grande e venceu o Benfica Águia, por 2-0, com golos apontados por Manuel Travassos (minuto 35') e Elson Santos (minuto 70'), passando a somar 8 pontos. Na restante partida da jornada, Águia CD e Mira Mar SC empataram-se, nos Arrifes, num dos jogos com mais golos da jornada (2-2). A 1ª parte pertenceu à formação da Povoação, com um bis de Berto Carreiro (19' e 30') a dar ao Mira Mar uma confortável vantagem ao intervalo. Na 2ª parte, o Águia CD foi atrás do resultado e deu uma grande resposta. Aos 59' minutos, Hernani Oliveira reduziu para a formação da casa e, apenas dois minutos volvidos (61'), Rodrigo Massa restabeleceu o empate. Contudo, o resultado não se viria a alterar mais até ao final da partida.

Finda mais uma ronda, as contas do campeonato intensificam-se cada vez mais. O União Micaelense, formação que liderava de forma isolada desde a 3ª jornada deixou-se apanhar e agora a liderança é repartida por 3 clubes: União Micaelense, CF Vasco da Gama e Marítimo SC, que estão sob forte perseguição do VC Pico da Pedra e do FC Vale Formoso, 4º e 5º classificados, respetivamente, com 10 pontos.