Joga-se no domingo a 7ª jornada do Campeonato dos Açores como apenas a segunda ocasião em que não estão agendados quaisquer dérbis de ilha. Ora, apesar desse dado, e como tem sido hábito, a liderança da prova pode ter uma cara nova assim que se apite para o final da última partida agendada para este fim-de-semana.

A primeira partida do dia leva-nos para a ilha Terceira, e logo com o principal perseguidor aos líderes. Boavista de Ribeirinha e Vitória do Pico precisam de estar bem despertos, com pontapé de saída agendado para as 10h. As equipas passam por momentos de forma e posicionamento na tabela distintos, uma vez que os terceirenses venceram o Fayal, fora de portas, na jornada passada, enquanto os picoenses acabaram por ser derrotados em casa, por 4-1, frente ao Angrense. Os axadrezados entram em campo com favoritismo teórico, uma vez que contabilizam o dobro (12 contra 6) dos pontos do próximo adversário.

Ficamos em solo terceirense já que, às 11h, o Angrense, um dos líderes da competição, é visitado pelo Sporting de Guadalupe. Tal como no emparelhamento acima, as equipas registam inícios e posicionamentos distintos. A formação de Angra do Heroísmo soma 13 pontos enquanto que a turma da Graciosa soma 8, sendo que uma vitória forasteira encurtava drasticamente a distância entre as duas equipas. De referir que, enquanto o Angrense venceu folgadamente na última ronda, o Guadalupe tornou-se na primeira equipa esta temporada a 'roubar' pontos e não sofrer qualquer golo do Operário.

À mesma hora, mas em São Miguel, o Santiago recebe o Fayal Sport num duelo de duas equipas que necessitam rapidamente de começar a pontuar. Ambos somam apenas 1 ponto em 6 jornadas, com os faialenses também à procura de apontar o 1º golo desta temporada. Fica o registo importante de que pelo menos uma das formações vai arrecadar pontos vitais para a perseguição a uma posição na tabela classificativa que dê um maior conforto.

Atravessando quase todo o arquipélago, na Graciosa, o Marítimo recebe o São Roque às 13h. A formação da casa é, como Santiago e Fayal, a equipa que também ainda só somou 1 ponto e que, na receção aos micaelenses, vai procurar somar pontos, algo que só fez na 5ª jornada. Por outro lado está uma equipa que pode até terminar a ronda como líder do Campeonato de Futebol dos Açores. O São Roque é 4º classificado e está a 2 do grupo cimeiro.

Para terminar a jornada, às 15h, registo da interessantíssima partida em perspetiva entre o Operário e o Lusitânia. A formação da Lagoa vem de um duelo amargo frente ao Guadalupe, a única formação que lhes tirou pontos até este momento. Com 10 somados, os micaelenses recebem o Lusitânia, com 13, um dos líderes da prova e que apenas por uma vez perdeu esta temporada. Em caso de vitória caseira, de registar que o Operário encostaria aos terceirenses na tabela classificativa.