Depois de dois triunfos consecutivos na Liga NOS, a formação do CD Santa Clara deslocou-se a Faro para defrontar a formação do Farense, em partida a contar para a última (17ª) jornada da Liga NOS

Numa partida disputada na passada quinta-feira, a formação açoriana conseguiu somar um ponto, depois de um empate (1-1). Na 1ª parte, a partida foi totalmente controlada pela formação da casa, que conseguiu chegar à vantagem ao minuto 40', por intermédio de Ryan Gauld. Na 2ª parte, a formação orientada por Daniel Ramos conseguiu reagir ao teor ofensivo do Farense e a partida equilibrou-se. Ao minuto 63', depois de ter conquistado uma grande penalidade, Carlos Carvalho converteu a mesma da melhor forma e repôs a igualdade na partida, que não se voltaria a desfazer até ao final do encontro. 

Com o empate registado, o Santa Clara somou a 3ª partida consecutiva a somar pontos - depois das vitórias sobre Rio Ave e B-SAD, e terminou a 1ª volta na 7ª posição da tabela, com 22 pontos.

Nas restantes partidas da jornada, destaque para o nulo entre a B-SAD e o FC Porto, no Jamor. A formação azul e branca não conseguiu desfazer o empate, num jogo que ficou marcado pelo lance arrepiante entre Nanu e Kritciuk, já perto do final da partida. O jogador do Porto acabou por abandonar o recinto de jogo numa ambulância, sendo transportado para uma unidade hospitalar próxima. Também o Benfica não conseguiu evitar um novo deslize. A jogar no Estádio da Luz, diante da formação do Vitória de Guimarães, as águas também não conseguiram desfazer o nulo (0-0)

Quem aproveitou os empates dos rivais diretos foi o Sporting: a turma de Ruben Amorim deslocou-se à Madeira, onde venceu o Marítimo, por 2-0, ficando a uma distância de 6 pontos do FC Porto e de 11 pontos do Benfica. 

o Braga também cumpriu: em receção ao Portimonense, a formação bracarense venceu, por 2-1, e isolou-se na 3ª posição, ficando agora apenas a 3 pontos do 2º classificado, o FC Porto.

Por fim, destaque para a grande campanha que tem sido realizada pelo Paços de Ferreira. A formação castora voltou a vencer, desta feita o Tondela, por 2-1, leva 6 triunfos consecutivos na Liga NOS, recorde máximo do clube, e igualou o Benfica na 4ª posição, com 34 pontos.

Na 1ª jornada da 2ª volta da Liga NOS (18ª jornada), há dérbi insular agendado. Na próxima segunda-feira (8 de fevereiro), o Santa Clara irá deslocar-se à Madeira para defrontar a formação do Marítimo. A partida está agendada para as 18H, sendo dirigida por Rui Costa.

 

Quadro de resultados completo da 17ª jornada:

Farense 1 - 1 Santa Clara

B-SAD 0 - 0 FC Porto

SC Braga 2 - 1 Portimonense 

Famalicão 0 - 2 Moreirense

Rio Ave 0 - 0 Nacional 

Benfica 0 - 0 Vitória SC

Marítimo 0 - 2 Sporting

Boavista 1 - 2 Gil Vicente

Paços Ferreira 2 -1 Tondela