Realizaram-se no fim-de-semana 4 dos 5 jogos respetivos à 14ª jornada do Campeonato de Futebol dos Açores. Dentro do quadro de jogos, surpresas para os empates de Lusitânia e Operário: nenhum dos emblemas conseguiu capitalizar a perda de pontos do adversário, deixando tudo na mesma no que às contas da liderança e título respeitam.

No único encontro disputado no sábado, o Lusitânia fez algo que apenas por uma vez tinha acontecido esta temporada: não ganhar no em casa. Os terceirenses não foram para além da igualdade (1-1) frente ao Sporting Guadalupe, numa partida cuja história ficou contada no 1º tempo. Os da casa adiantaram-se aos 26' por intermédio de Leonardo Machado, mas a resposta da formação da Graciosa surgiu ainda antes do intervalo, aos 41', com remate certeiro de Gustavo Martins a estabelecer o resultado final. Com mais 2 jogos que o Operário, a turma de Francisco Faria continua na liderança, com 28 pontos. Já o Guadalupe, com 17, somou o 4º jogo consecutivo sem perder.

Já no domingo e sem grandes surpresas, face à diferença na tabela classificativa, o Angrense foi a solo faialense derrotar o Fayal Sport por 3-1. Duarte Melo adiantou a formação terceirense mesmo a abrir a etapa complementar, contenda que foi empatada através de Vasco Silva, aos 56'. A aparente divisão de pontos manter-se-ia até ao minuto 70', altura em que Vasco Goulart decidiu a partida. O mesmo iria bisar aos 81', estabelecendo o resultado final e 3 pontos para o emblema de Angra do Heroísmo que, assim, soma 22 pontos e sobe ao 3º lugar do campeonato. O Fayal, por sua vez, continua como 'lanterna vermelha' da prova, com 2 pontos.

No Pico, o Vitória mostrou o porquê de ser uma das equipas mais difíceis de bater neste Campeonato de Futebol dos Açores. Os picoenses empataram a uma bola frente ao Operário, formação lagoense que, cumprindo nos compromissos em atraso, pode alcançar a liderança isolada do campeonato que já lhe pertenceu. No reduto do Vitória, a equipa da casa esteve a vencer em larga parte do encontro, graças a um tento madrugador de Sabino Borges, numa altura em que decorriam apenas 2 minutos na contenda. Os fabris chegariam ao empate por intermédio de Bamoussa Cissé, que leva 7 golos nos últimos 4 jogos. Com este resultado a formação de Emanuel Simão, com menos 2 jogos que o Lusitânia, continua a 1 ponto da liderança. O Vitória, por sua vez, soma 16 pontos.

O Marítimo, no seu reduto, mantém uma incrível série de vitórias: vão 5 triunfos consecutivos para a formação de Basílio Almeida. A turma da Graciosa recebeu e derrotou o Santiago por 3-0, com golo de Fontes aos 26', e um bis de Amaral (57' e 84') para fechar as contas do marcador. Os maritimistas continuam assim o grande momento de forma e sobem ao 4º lugar da prova, com 20 pontos. Já o Santiago, que viu a distância para Vitória e Guadalupe aumentar nesta ronda, continua com 7 pontos, na 9ª posição.

A partida entre o São Roque e Boavista da Ribeirinha será reagendada.