Ainda na ressaca de uma eletrizante ronda disputada a meio da semana, o fim-de-semana traz-nos a 17ª jornada do Campeonato de São Miguel. Esta, a penúltima da competição, pode trazer um novo campeão de ilha: o CF Vasco da Gama.

Com a realização de todas as partidas às 16h00 de domingo, dia 6 de junho, essa decisão do título pode ser consumada na Ribeira Grande, no Municipal, onde a formação de Vila Franca do Campo visita o Benfica Águia Sport que, na última jornada, acabou por ser determinante para as contas da prova: os ribeiragrandenses levaram o União Micaelense a um empate (3-3) e eliminaram os unionistas do sonho do título. O Vasco da Gama chega por demais motivado para o duelo da penúltima jornada, tendo carimbado a maior goleada da época desportiva na passada quarta-feira: 9-0, frente a Os Oliveirenses. Ora, o líder destacado da competição pode até perder as duas restantes partidas e ser campeão, dependendo da diferença de golos. Seja como for, para todos os efeitos, o empate é suficiente para a formação azul e branca erguer o troféu no final da temporada.

Já sem hipóteses matemáticas de alcançar o título de campeão (a 7 pontos da liderança, estando 6 em disputa), o União Micaelense recebe o Vale Formoso num dos jogos de cartaz da jornada. Enfrentando-se o 2º e 3ºs classificados do campeonato, tudo o que não seja a vitória da formação de Furnas dará automaticamente a vitória na prova ao Vasco da Gama. Já sem a hipótese de carimbar a medalha de campeão, os unionistas quererão ultrapassar os axadrezados na tabela classificativa e, para isso, necessitam dos 3 pontos. Para contornar a diferença de golos e ter uma oportunidade realista de chegar à liderança, o Vale Formoso terá de vencer no Campo Marquês Jácome Correia e, claro, marcar muitos golos.

Mira Mar SC, antepenúltimo da prova, recebe o 'lanterna vermelha', Os Oliveirenses. Seis pontos dividem estas duas formações na tabela classificativa e, já sem pressão de jogar por outros objetivos, podem proporcionar um interessante espetáculo de futebol na Povoação. Ambos foram derrotados na 16ª jornada, e por equipas de outra secção da tabela, e querem ressaltar do mau resultado (especialmente a formação d'Os Oliveirenses) com os 3 pontos naquela que é a penúltima jornada desta edição do Campeonato de São Miguel.

Depois de uma 1ª volta bastante tranquila, mas com apenas 3 pontos ganhos desde a 10ª jornada, o CD Santo António realiza o último jogo da época em casa, no Campo das Figueiras, frente ao Águia CD, que atravessa um bom momento de forma sob nova orientação técnica. Vindos de um empate no complicado reduto do VC Pico da Pedra, a formação dos Arrifes desloca-se a Santo António com mais 2 pontos (14 contra 12) do que o anfitrião da partida.

Por fim, mas não menos importante, perspetiva-se um belo duelo de futebol entre Pico da Pedra e Marítimo SC, no Campo José Silva Calisto. Lado-a-lado na tabela classificativa, mas com 6 pontos a mais para os azuis da Calheta, são ambas equipas que estiveram na luta por alcançar outros voos (o Marítimo esteve, inclusive, na frente do campeonato durante um período considerável) e que, já sem chances matemáticas de chegarem ao título de campeão de São Miguel, terão oportunidade de, sem pressão acrescida, proporcionar um jogo agradável. É a última partida caseira para os picopedrenses nesta temporada para a prova, eles que, para a próxima temporada, já anunciaram Emanuel Simão, técnico campeão dos Açores com o Operário.