Na conferência de imprensa de apresentação do Torneio Lopes da Silva estiveram presentes os representantes das várias entidades envolvidas, tais como Fernando Gomes, Presidente da FPF, Manuel Machado, Presidente da AF Braga, e Ricardo Rio, Presidente da CM Braga. Diogo Dalot, internacional pelas Seleções Nacionais - e natural de Braga - foi o convidado especial.

O Presidente da FPF, Fernando Gomes, enalteceu a importância da prova: “É um torneio de referência da FPF e que temos vindo a realizá-lo um pouco por todo o país. Trata-se de um espaço competitivo que dá oportunidade a muitos jovens, cerca de 400, que têm uma semana de convívio, não só de atividade desportiva, mas também cultural", referiu.

Ricardo Rio, Presidente da CM Braga, mostrou-se muito confiante no sucesso desta edição: "Temos muita satisfação por termos o Torneio Lopes da Silva na programação da Cidade Europeia do Desporto. É provavelmente o espaço mais nobre da formação interdistrital no nosso país. Estou certo certo que a competição vai ser um sucesso pela sua capacidade organizativa. Quem participar vai desfrutar desta semana e de tudo o que iremos proporcionar", referiu.

Manuel Machado, Presidente da AF Braga, salientou a reputação da competição: "É o torneio mais prestigiado da FPF no que diz respeito à formação. A AF Braga irá fazer todos os possíveis, em colaboração com a Câmara Municipal, para oferecer a todos os participantes aquilo que de maravilhoso tem a cidade", assumiu.

Diogo Dalot, internacional português natural de Braga, apontou o estímulo que esta prova representa: "São miúdos que têm o sonho de um dia chegar à Seleção Nacional, tal como eu também tinha. Acredito que este torneio é o maior estímulo nesse sentido para todos os jovens que representam as 22 associações. Foi aqui em Braga que tudo começou, no momento em que representei a Escola Formação Fintas. Foi com muito orgulho que por aqui passei. Ainda hoje vejo os campos por onde eu comecei a minha ainda curta carreira", realçou.