No duelo entre equipas de arquipélagos diferentes, CD Santa Clara e Marítimo empataram-se a duas bolas, em jogo a contar para a 13ª jornada da Liga NOS.

Um pouco à semelhança do jogo com o Boavista, o Santa Clara teve uma entrada em falso, onde, durante os primeiros 45 minutos, não conseguiu criar grandes oportunidades de golo, não teve posse de bola, deu muitos espaços ao adversário para criar perigo e voltou a sofrer um golo cedo. Aos 5 minutos da partida, o Marítimo adiantou-se por intermédio de Daizen Maeda, depois de uma falta cometida por João Afonso na grande área do Santa Clara.

Já perto do intervalo, João Afonso redimiu-se e restabeleceu o empate na partida, resultado que permaneceu ao intervalo. Na 2ª parte, o Santa Clara entrou com uma nova e melhorada atitude, trocando a bola de forma mais esclarecedora e ensaiando mais ataques. E foi assim que, ao minuto 60, Ukra apontou o 2º golo da formação açoriana e completou a reviravolta no marcador. Minutos depois, o Santa Clara até chegou a fazer o 3-1, por intermédio de Thiago Santana, golo que acabou por ser anulado, após revisão do VAR, por fora-de-jogo.

Quando faltava apenas um minuto para o apito final, o remate de Rúben Ferreira teve o melhor destino e acabou por embater nas redes defendidas por Marco Rocha, chegando, assim, o Marítimo ao golo do empate. No final da partida, honras divididas e o Santa Clara passa a somar 14 pontos, ocupando a 14ª posição da tabela, com mais dois pontos do que o Marítimo, que está no 15º lugar.

Nos restantes jogos da jornada, destaque para o deslize do Porto no Jamor, perante a formação do Belenenses SAD. Os dragões não foram além de um empate (1-1) e viram o Benfica fugir no topo da tabela, depois de a formação orientada por Bruno Lage ter goleado o Boavista por 4-1, no Estádio do Bessa. São agora 4, os pontos que separam os dragões e as águias na tabela classificativa. Quem também encurtou distâncias para o Porto e para o Famalicão, que foi derrotado em casa pelo Tondela (2-3), foi o Sporting. A formação leonina venceu, em casa, o Moreirense, pela margem mínima (1-0) e está agora a apenas 1 ponto do 3º lugar.

Na próxima jornada, o Santa Clara volta a abrir as portas do Estádio de São Miguel para receber um dos grandes do futebol português, desta feita o Sporting, em jogo a contar para a 14ª jornada. O jogo está agendado para as 18h da próxima segunda-feira (dia 16 de dezembro).


Quadro de resultados completo da 13ª jornada:

Boavista 1 – 4 Benfica

Marítimo 2 – 2 Santa Clara

Famalicão 2 – 3 Tondela

Aves 1 – 0 Braga

Paços de Ferreira 2 – 3 Vitoria FC

Vitória SC 2 – 0 Portimonense

Sporting 1 – 0 Moreirense 

Belenenses 1 – 1 FC Porto

Rio Ave – Gil Vicente – A disputar