O Santa Clara voltou ao caminho das vitórias, depois da derrota caseira face ao Sporting. A formação comandada por Daniel Ramos bateu o Portimonense no domingo, no Algarve, por 2-1. Os golos dos açorianos foram apontados pelo inevitável Thiago Santana (57') e Fábio Cardoso (37')— este último acabou por ser o primeiro tento esta temporada que não do avançado brasileiro.

Os micaelenses estiveram a vencer por 2-0 e, perante a resposta dos algarvios, por intermédio de Aylton Boa Morte, conseguiram preservar a vantagem e trazer para os Açores importantíssimos 3 pontos que conferem ao Santa Clara o 5º lugar da tabela em igualdade com o Vitória SC, mas com maior diferença de golos.

Referir ainda que os 5 golos sofridos pelo conjunto açoriano são apenas superados pelos próprio vimaranenses (3) e pelo Sporting (4).

De resto, e numa jornada com contornos surpreendentes, Benfica e FC Porto acabaram por ser ambos derrotados. Se os azuis e brancos não conseguiram bater o Paços de Ferreira (3-2) na Mata Real, mais esclarecida foi a vitória do Boavista (3-0) perante a equipa de Jorge Jesus, naquela que foi a 1ª derrota da temporada para os encarnados nas competições domésticas, cortesia de uma grande exibição dos axadrezados comandados por Vasco Seabra.

O Sporting fecha a jornada como líder isolado, algo que não acontecia há 4 anos, e para isso bateu o Tondela por 4-0 em Alvalade. Tal como nos Açores, Pedro Gonçalves voltou a bisar, triunfo leonino que contou ainda com tentos de Pedro Porro e Andraž Šporar.

O único nulo da jornada acabou por surgir justamente numa das partidas de cartaz, com o dérbi do Funchal a terminar sem golos. Marítimo e Nacional continuam, assim, com os mesmos pontos na tabela.

 

RESULTADOS DA 6ª JORNADA


Portimonense 1-2 Santa Clara

Paços de Ferreira 3-2 FC Porto

B-SAD 1-1 Farense

Rio Ave 2-0 Moreirense

Marítimo 0-0 Nacional

Gil Vicente 1-2 Vitória SC

Sporting 4-0 Tondela

Sp. Braga 1-0 Famalicão

Boavista 3-0 Benfica