Joga-se no fim-de-semana a 6ª jornada do Campeonato de Futebol dos Açores e com uma particularidade bastante interessante para quem coleciona estes dados: enfrentam-se os opostos na tabela classificativa, com os cinco primeiros classificados a defrontar a metade de baixo no que a pontos diz respeito. Ronda perfeita para se avaliar a credibilidade do favoritismo teórico, com alguns momentos positivos de forma a serem testados contra adversários que querem recuperar terreno para o grupo da frente.

Ainda que a maioria dos jogos estejam agendados para domingo, 8 de novembro, Fayal Sport e Boavista da Ribeirinha abrem as hostilidades ainda no sábado, às 16h. São duas equipas que vivem momentos por demais distintos e, por isso, também o interesse em verificar se a tendência se mantém ou, no inverso da medalha, se é a partida que dá o mote para o grito de revolta dos faialensesA equipa de Paulo Silva ainda não venceu, pelo que soma apenas um empate, e recebe uma das únicas formações que ainda não perdeu. Como se sabe, os axadrezados já ocuparam a liderança da prova e um triunfo no Faial pode até tornar essa uma realidade, de novo, no fecho da 6ª jornada.

É no domingo que entram em campo os atuais líderes da competição, com o Lusitânia a receber o Marítimo da Graciosa pelas 12h45. Tal como na partida supramencionada são equipas que vivem momentos e arranques distintos na nova temporada, é certo, mas do lado visitante há que ter patente o desejo em conquistar os 3 pontos pela primeira vez em 2020/2021. A formação da Graciosa vem de um empate em Água de Pau e quer dar continuidade ao positivo, se bem que breve momento, e vai ter pela frente um teste de fogo. Em foco no lado dos terceirenses do Lusitânia estará Ivo Tavares que, na jornada passada, frente aos também graciosenses do Sporting Guadalupe, assinou um hat-trick ainda na 1ª parte

Na ilha do Pico joga outro dos líderes do Campeonato de Futebol dos Açores: o Angrense desloca-se ao reduto do Vitória Futebol Clube às 13h, emblema picoense que vai fazendo um arranque tranquilo de temporada e que apenas na ronda passada, frente ao Operário, averbou a primeira derrota. A formação de Angra do Heroísmo vem de um triunfo convincente face ao Fayal e, com a possibilidade de terminar a jornada como líder destacado, os homens de João Alves não facilitar na visita à ilha do Pico. Salientar que os terceirenses são o 2º melhor ataque da prova (11 golos marcados) e apenas por uma vez terminaram em branco esta temporada. Pela frente, e nesta ataque à liderança, terão, contudo, uma das formações mais equilibradas da competição.

Ora, e se falamos em momentos de forma positivos, não há nenhum mais evidente do que o do Operário. Os lagoenses visitam o terreno do Sporting Guadalupe, também pelas 13h, como a equipa que vai vivendo o melhor momento no CFA. Apesar de terem duas partidas em atraso e de começar a competir de forma tardia, fruto das circunstâncias e do isolamento profilático, a formação comandada por Emanuel Simão segue viagem para a Graciosa com um registo 100% vitorioso, com 3 vitórias no mesmo número de jogos e sem qualquer golo sofrido. Do lado visitado, porém, está uma equipa com a ambição de regressar ao caminho dos triunfos, graciosenses, esses, que não vencem desde a 3ª jornada. É de salientar que, dependendo dos resultados dos rivais terceirenses, o Operário é uma das equipas que tem a hipótese de fechar a ronda, pelo menos, na liderança partilhada.

Para fechar a jornada, em São Miguel (e fazendo o registo de que nesta jornada se joga em todas as ilhas que têm representação no campeonato), o São Roque recebe o Santiago pelas 15h, naquele que é, de resto, o único dérbi de ilha desta ronda. Ambas as formações vêm de empates a uma bola, embora vivam momentos distintos no que à tabela classificava diz respeito. O São Roque entra em campo com 8 pontos e um posto na metade cimeira da tabela enquanto a formação de Água de Pau, recém-promovida ao escalão, apenas no fim-de-semana garantiu o primeiro ponto da temporada. A formação da casa, segunda melhor defesa da prova, com apenas 5 golos encaixados, recebe, então, o segundo ataque menos concretizador, com 4 golos marcados.