O Angrense é o novo líder destacado do Campeonato de Futebol dos Açores. Curiosamente, e por fruto da conjugação de resultados da 7ª jornada, os terceirenses apenas precisaram do empate para garantir a liderança de forma isolada numa ronda que teve vários desfechos que romperam a ideia do favoritismo teórico.

Ora, e no primeiro jogo, a primeira surpresa: embalado por um bom momento de forma e com possibilidade de chegar ao 1º lugar do campeonato, o Boavista da Ribeirinha perdeu pela primeira vez esta temporada, em casa, frente ao Vitória do Pico. Os axadrezados estiveram a vencer mesmo até ao cair do pano, graças a um tento já ele tardio de Fábio Vicente (73' g.p.), mas acabaram por ver as aspirações do triunfo cair por terra com golos de Pedro Rodrigues e Simão Bettencourt (85' e 89') já nos últimos 5 minutos da partida. Assim sendo, a formação da ilha Terceira soma os mesmos 12 pontos e cai para o 4º lugar, enquanto os picoenses, apesar de permanecerem no 7º posto, somam 9 pontos e respiram melhor, também face aos triunfos de equipas posicionadas abaixo na tabela.

O único empate (e sem golos) da jornada foi suficiente para carimbar um novo líder destacado na competição: o Angrense não foi para além do nulo frente ao Sporting Guadalupe. A formação de Angra do Heroísmo chega assim aos 14 pontos enquanto o Guadalupe tem agora 9, ocupando o 6º lugar na tabela classificativa.

Em São Miguel registou-se o primeiro triunfo de uma das equipas que mais necessitava de vencer. O Santiago recebeu e bateu o Fayal por 2-1 no Campo de Jogos Mestre José Leste, e com direito a reviravolta no marcador. Os faialenses adiantar-se-iam com golo de Valdo Silva (23', g.p.), porém, e também via castigo máximo, os micaelenses empatariam a partida por Paulo Bordes (27'). António Cidade (84') carimbava o golo da vitória ao cair do plano e a primeira vitória do Santiago esta temporada. O emblema de Água de Pau soma agora 4 pontos no Campeonato de Futebol dos Açores enquanto o Fayal é último, com 1.

Quem também se estreou a vencer na prova esta época foi o Marítimo da Graciosa que, contra as expectativas, se aproveitou do fator casa e da superioridade numérica durante sensivelmente uma hora de jogo para levar a melhor sobre o São Roque (3-1). Uma grande penalidade convertida por Ruben Rodrigues (22') ia dar vantagem aos micaelenses que, pouco depois, ficariam com 10 jogadores por força da expulsão por acumulação de amarelos de Patrício (26' e 29'). A formação de Santa Cruz ia empatar a partida por intermédio de Matheus Silva (37'), com a reviravolta na partida a ser consumada por um bis de Nuno Amaral (58' g.p. e 68'). A formação da Graciosa encosta novamente ao Santiago, desta feita com 4 pontos, enquanto o São Roque permanece, com os mesmos 11 com os quais entrou para a ronda, no 5º lugar.

Ora, e caso o Lusitânia conseguisse vencer em casa do Operário, os terceirenses chegariam à liderança isolada do campeonato. O empate ainda deu esperança aos homens de Francisco Faria, mas acabaram mesmo por ser os lagoenses a levar a melhor (2-1). Paulo Bessani (11') apontou o 3º golo em 3 jogos esta temporada, mas um golo de Alessandro Spencer (16') devolveu a igualdade ao jogo pouco depois. Só na segunda parte chegariam os lagoenses ao triunfo, por intermédio de Bamoussa Cissé (58'). Ainda com menos duas partidas realizadas a equipa de Emanuel Simão segue com 13 pontos, a apenas 1 do líder Angrense. Por outro lado, e falhando o assalto à liderança, o Lusitânia tem os mesmos 13 com que entrou na ronda.