Após uma nova paragem, desta feita de quase um mês, a bola vai voltar a rolar no Campeonato de São Miguel.

Com um grande equilíbrio no topo da tabela - apenas 5 pontos separam o 1º e o 5º lugar - as próximas jornadas poderão ser importantes para perceber o momento de forma de cada equipa e de que forma a última paragem poderá ter afetado o ritmo e a forma física dos atletas.

Atualmente a liderar a tabela classificativa, com 25 pontos, o Marítimo SC irá inaugurar a retoma oficial da prova, já amanhã, na receção ao Águia CD. Sem conseguir somar qualquer vitória desde a 1ª jornada, o Águia ocupa a última posição da tabela e precisa de somar pontos com a maior urgência. Já o Marítimo vem de uma motivante vitória no reduto do FC Vale Formoso e quer manter a liderança da prova, embora possa ser de forma provisória. A partida está agendada para as 20H30 de sábado, no Jácome Correia.

No domingo, jogam-se as restantes partidas da jornada. Pelas 15h, no Campo José Silva Calisto, joga-se o jogo de maior cartaz da jornada - VC Pico da Pedra - Clube União Micaelense. Atualmente separados por 3 pontos, o jogo poderá ter contornos decisivos para as contas do título, especialmente para o Vitória. Caso não consiga somar todos os pontos, e ficando a faltar apenas 5 jornadas por disputar, o VC Pico da Pedra poderá ficar com poucas chances de chegar ao 1º lugar. Portanto, para a turma verde e branca, apenas a vitória interessa. Para a formação unionista, o mote é o mesmo. Atualmente no 2º lugar, e apenas a 1 ponto do líder, o União Micaelense não quer perder o comboio e levar os 3 pontos para Ponta Delgada, para manter viva a aspiração do título.

Pelas 16h, iniciam-se as 3 últimas partidas da jornada. Na Fajã de Cima, Os Oliveirenses preparam a receção ao FC Vale Formoso. Derrotado na última jornada, a formação axadrezada precisa de retomar a rota dos triunfos, para manter-se colado ao grupo da frente e continuar a sonhar com a conquista do título. Para isso, terá de ultrapassar a formação orientada por José António Sousa, que apesar de ocupar a 9ª posição, é uma equipa que marca muitos golos (17) e, dos 8 pontos somados, 5 foram no seu estádio.

Com um jogo em atraso - relativo à 12ª jornada, o CF Vasco da Gama, atual 3º classificado, desloca-se ao reduto do CD Santo António, onde espera somar uma vitória e conseguir recuperar o 1º lugar, que manteve até precisamente à última jornada. Já o Santo António, que ainda não conseguiu registar qualquer vitória em casa esta temporada, quer quebrar essa série negativa e tentar cimentar o seu 6º lugar. que é fortemente ameaçado pelo Benfica Águia.

A atravessar o seu melhor momento em toda a temporada - 2 vitórias e 2 empates em 4 jogos -, a formação da Ribeira Grande saltou do último lugar para o 7º, encontrando-se atualmente em igualdade pontual com o Santo António. Para dar sequência ao bom momento de forma, o Benfica Águia terá de vencer o Mira Mar, equipa extremamente competente que, no Campo Municipal da Povoação, complica imenso a vida a qualquer equipa.

Nota, ainda, para a partida entre o CF Vasco da Gama e o Águia CD, a contar para a 12ª jornada, que se irá realizar na próxima quarta-feira (19 de maio), pelas 20H30, no Campo Mãe de Deus, em Vila Franca do Campo.

Consulte, abaixo, o quadro com toda a informação: