Responsabilidade Social

Prémio dirigido a instituições sem fins lucrativos vai distribuir novamente 50.000 euros. Candidaturas abertas até 17 de dezembro.

Já estão abertas as inscrições para a 4.ª edição do  Prémio Futebol para Todos" Este prémio é promovido anualmente pela Federação Portuguesa de Futebol, com o apoio do programa UEFA “HatTrick FSR”, e no cumprimento da sua política de responsabilidade social.

Como nas anteriores edições, o objetivo do prémio é envolver a sociedade civil em temas tão prementes como o combate à discriminação e a promoção da inclusão social através do futebol.

O montante atribuído assume a forma de donativo e terá o valor máximo de 50.000,00 euros, podendo este ser parcelado por vários projetos, ou atribuído apenas a um.

O prémio é dirigido a instituições sem fins lucrativos, e consubstancia-se na apresentação de projetos – sob o preenchimento de um questionário – que considerem a prática do futebol um veículo promotor para o combate à discriminação e à promoção da integração social de crianças, jovens, adultos e pessoas portadoras de qualquer tipo de deficiência.

Os projetos candidatos deverão ter como premissa que cada individuo é único, bem como a rejeição de todas as formas de discriminação com base na raça, idade, género, religião, orientação sexual, cultura e nacionalidade.

Requisitos para a candidatura

As instituições candidatas deverão encontrar-se legalmente constituídas e registadas, cumprir todas as condições legais necessárias ao pleno exercício da respetiva atividade, possuir situação regularizada face à administração fiscal e à segurança social, possuir ou assegurar a organização, os recursos humanos e materiais necessários ao desenvolvimento do projeto, possuir contabilidade organizada nos termos da legislação aplicável.

Cada entidade promotora não pode candidatar mais do que um projeto.

Critérios de seleção 

O critério de seleção para eleger os melhores projetos é o da candidatura com maior pontuação global. A avaliação dos projetos será feita de acordo com um sistema de pontuação de 1 a 5, considerando o 1 como a pontuação mais baixa e o 5 como a pontuação mais alta. 

A cada projeto admitido será atribuída uma pontuação global resultante das classificações obtidas em cada um dos seguintes fatores de apreciação: adequação do projeto aos objetivos do prémio; adequação dos custos apresentados aos objetivos e ao programa de trabalhos propostos; qualidade do projeto quanto à originalidade, planeamento, resultados esperados e grau de respetiva difusão; relevância e capacidade de replicabilidade do projeto noutras instituições; e demonstração da sustentabilidade do projeto, revelando capacidade de manter a intervenção findo do apoio da FPF.

Os 10 projetos com pontuação global mais elevada serão divulgados no site da FPF com o objetivo de recolher votos do público, sendo a votação do público a grande novidade na edição 2021 do Prémio Futebol para Todos. As escolhas do público terão um peso de 20 por cento na pontuação final, tendo o voto do Júri um peso de 80 por cento.

Composição do Júri 

O painel de jurados é constituído por dois elementos da Federação Portuguesa de Futebol - o vice-presidente Humberto Coelho e a Diretora para o Futebol Feminino Mónica Jorge - e por três elementos representativos de entidades externas: a administradora do Grupo Impresa e presidente da SIC Esperança, Mercedes Balsemão, o presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Francisco George, a Embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População e Presidente e Fundadora da Associação Corações Com Coroa, Catarina Furtado. 

Competências do Júri

Compete ao painel de jurados fazer uma triagem das candidaturas com pontuação mais alta e elaborar uma 'short list' de dez candidaturas, que serão submetidas a votação do público.

Prazos de candidatura e divulgação de resultados

O período para a apresentação de candidaturas termina no dia 17 de dezembro de 2021, seguindo-se a avaliação e triagem do painel de jurados, no período entre 20 de dezembro e 21 de janeiro de 2022. 

A votação do público decorrerá entre 24 e 30 de janeiro de 2022 e divulgação dos projetos vencedores irá acontecer até ao dia 15 de fevereiro de 2022.

Para aceder a todas as informações, clique aqui.