A Seleção Nacional Sub-16 de Futebol Feminino terminou, esta quinta-feira, mais um estágio de preparação, antes da participação no Torneio de Desenvolvimento da UEFA, a realizar-se na Holanda, de 14 a 19 de fevereiro.

Neste estágio participou a jovem atleta Inês Simas. Com apenas 15 anos de idade, a jovem jogadora do ACF Pauleta fez parte do lote de convocadas pela selecionadora nacional, Susana Bravo, que fez um balanço positivo do estágio: “O trabalho correu bem neste estágio que antecede a nossa participação no Torneio de Desenvolvimento da UEFA. São momentos que nos permitem aferir se os nossos princípios foram compreendidos e que também suscitam reflexão e análise em relação ao que precisamos fazer para sermos melhores. Por outro lado, os estágios também já nos permitem trabalhar para formar uma equipa mais competente e organizada. Se o conseguirmos, estaremos mais perto do sucesso que, nestas idades, é medido pelo crescimento do rendimento da equipa. Procuramos, acima de tudo, uniformizar a nossa de forma de jogar, queremos que as nossas jogadoras compreendam a nossa identidade e a saibam aplicar no jogo”, afirmou.

Além disso, a treinadora mostrou-se otimista em relação à nova geração de jogadoras que se está a formar: “Acho que devemos sublinhar uma caraterística que é comum às novas gerações: são jogadoras muito empenhadas e concentradas. Elas refletem uma seriedade e, apesar das idades, quase que um “profissionalismo” da jogadora. Acho que tudo isto é reflexo também do trabalho feito a nível dos clubes e das associações, bem como ao facto de elas terem referências muito fortes, a nível da Seleção Nacional A, que as levam a replicar comportamentos e formas de encarar o futebol. Considero que ao longo dos anos esta mentalidade, que tem reflexos ao nível do trabalho físico, técnico ou tático, tem-se acentuado e é demonstrativa do crescimento do futebol feminino em Portugal”, elaborou.

No Torneio de Desenvolvimento da UEFA, serão adversários de Portugal as seleções da Holanda, Alemanha e França.