A Associação de Futebol de Angra do Heroísmo anunciou, ontem, nas suas plataformas, através de um comunicado oficial, a conclusão da Liga Grupo ESO RE/MAX (Campeonato de Futebol dos Açores) desta época desportivo, não resultando da mesma qualquer efeito desportivo imediato. 

No que diz respeito ao regime de subidas e descidas da competição, as Associações de Futebol dos Açores aguardarão a tomada de posição por parte da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que se encontra atualmente a estudar a hipótese de inclusão ou não dos vencedores dos campeonatos distritais/regionais da época 2019/2020, como é o caso do Clube Desportivo Rabo de Peixe, que apesar de ainda faltar disputar 9 jornadas, é já o campeão virtual da Liga Grupo ESO RE/MAX.

A decisão vai na sequência do Comunicado Oficial lançado anteriormente (pela AF Angra do Heroísmo) e da deliberação feita pela Direção da Federação Portuguesa de Futebol, que decidiu dar por concluídas todas as competições seniores nacionais não-profissionais.

Assim sendo, as três Associações de Futebol dos Açores entenderam que continuam a não estar reunidas as condições de saúde pública para que os clubes com estruturas amadoras, como é próprio das provas em que participam, possam treinar e competir em segurança. Além disso, até ao próximo dia 30 de abril, vigora na Região a situação de contingência, sendo que esta situação impede o normal decurso das competições, tornando-se imprevisível antever quando e se tais condições de saúde pública estarão reunidas ainda durante esta época desportiva.

As Associações de Futebol dos Açores continuarão a estudar com a FPF e as restantes associações distritais e regionais os moldes em que decorrerão as competições não-profissionais na época 2020/2021.