A Federação Portuguesa de Futebol anunciou, ontem, a aprovação de um amplo plano de emergência e de reestruturação do terceiro escalão do futebol sénior masculino português, resultado de uma reflexão dos últimos seis meses, com as Associações e demais sócios da FPF.

O plano visa principalmente em:

1)     Assegurar o maior número de projetos equilibrados;

2)     Aumentar a competitividade;

3)     Melhorar a qualidade de jogo;

4)     Aproximar os adeptos do futebol local;

5)     Criar espaços de desenvolvimento para o jovem jogador português na transição dos sub-19 para os seniores e garantir um formato adequado ao que se prevê venha a ser a próxima época, no quadro da pandemia COVID-19.

Nesse sentido, a FPF decidiu criar, em 2021/2022, uma nova prova, designada III Liga, que irá servir de acesso à LigaPro (2ª Divisão Nacional).

Na próxima época desportiva (2020/21) irão competir no Campeonato de Portugal 96 equipas, sendo elas: duas equipas vindas da LigaPro, 70 que permanecem, 20 equipas que ascendem das competições regionais e 4 novas equipas “B”.  

Nas três épocas seguintes, tanto a III Liga como o Campeonato de Portugal verão o número de clubes participantes reduzir-se até 76.

Além disso, a FPF anunciou o acordo feito com o Sindicato dos Jogadores para que os profissionais destas competições tenham como valor de remuneração base o salário mínimo nacional. Ainda, a taxa de jogo sofrerá uma redução significativa e haverá ajustes no valor de inscrição de jogadores.

Com os moldes em que decorrerão as competições não nacionais de futebol na época 2020/21 e 2021/22 definidos, a FPF continuará agora a estudar os formatos e calendários das provas de futsal, nas próximas temporadas.