Antes de se entrar no resumo de mais uma jornada da Série "G" do Campeonato de Portugal, há que destacar o dérbi micaelense entre Sporting Ideal e CD Rabo de Peixe, disputado na última quarta-feira (17 de fevereiro).

Inicialmente agendado para a 1ª jornada, que foi disputada em setembro de 2020, a partida entre as formações micaelenses acabou por ser adiada, devido à pandemia criada pela Covid-19, que afetou os dois clubes referidos.

Na passada quarta-feira, as duas equipas subiram ao relvado do Estádio Municipal da Ribeira Grande, com o Sporting Ideal a atuar como formação visitada, sendo que a vitória acabou por cair para o lado do CD Rabo de Peixe, que soube aproveitar as suas oportunidades para arrecadar os 3 pontos: ao minuto 38', Rafa Benevides converteu da melhor maneira uma grande penalidade e deixou o Rabo de Peixe em vantagem para o intervalo. Logo no reatar da partida (minuto 46'), uma infelicidade de Cláudio Braga, que introduziu a bola na sua própria baliza, permitiu ao CD Rabo de Peixe dilatar a vantagem (2-0) e garantir 3 pontos muito importantes na Ribeira Grande

No último fim-de-semana, as duas equipas tornaram a jogar, ambas fora da ilha: o CD Rabo de Peixe deu seguimento ao bom momento, com uma vitória alcançada no reduto da B-SAD "B", por 3-1. Apesar de ter entrado praticamente a perder (golo apontado aos 2' minutos por Edgar Pacheco), o CD Rabo de Peixe conseguiu recuperar da desvantagem e assegurar mais 3 pontos: ao minuto 37', Chibueze Obi igualou a partida, depois de converter da melhor maneira uma grande penalidade. Na 2ª parte, Rafa Benevides (minuto 55') completou a cambalhota no marcador e, ao minuto 73', Eduardo Portela estabeleceu o resultado final em 3-1.

Já o Sporting Ideal deslocou-se à Terceira para disputar um dérbi açoriano com o SC Praiense. Depois de 90 minutos jogados, nenhuma equipa conseguiu desfazer o nulo (0-0) e houve divisão de pontos.

O Fontinhas, restante equipa açoriana em prova, foi derrotado, em casa, pela equipa "B" do Sporting, por 3-0. Destaque, ainda, para a 1ª derrota do CF Estrela na edição 2020/2021 do Campeonato de Portugal, que aconteceu no reduto do Oriental Dragon FC, atual 3º classificado.

Com os dois triunfos somados na mesma semana, o CD Rabo de Peixe ganhou um novo fôlego e regressou à 4ª posição, aproveitando o deslize do SC Praiense. A formação orientada por Manuel Matias soma 24 pontos. O Sporting Ideal encontra-se na 8ª posição, com 15 pontos somados.

Na 18ª jornada, agendada para o próximo fim-de-semana, as duas equipas micaelenses regressam a São Miguel. O CD Rabo de Peixe prepara a receção ao Olímpico de Montijo, enquanto que o Sporting Ideal medirá forças com o Oriental Dragon FC.

 

Quadro de resultados da 17ª jornada:

Oriental Dragon FC 2 - 1 CF Estrela

SC Praiense 0 - 0 Sporting Ideal

GD Fontinhas 0 - 3 Sporting "B"

B-SAD "B" 1 - 3 CD Rabo de Peixe

Oriental de Lisboa 1 - 1 Real SC

Olímpico Montijo - Fabril Barreiro - a disputar a 21 de março