A Federação Portuguesa de Futebol, através da sua Comissão Nacional de Certificação das Entidades Formadoras, já publicou a listagem dos relatórios finais 2018-2019. De entre as 22 Associações de Futebol do nosso País, a Associação de Futebol de Ponta Delgada registou uma das maiores percentagens de adesão dos Clubes a este importante e estruturante processo de certificação de Entidades Formadoras de Futebol e de Futsal. Das 34 candidaturas apresentadas, 15 relacionaram-se com a modalidade de Futebol, enquanto as restantes 19 estiveram associadas ao Futsal.
 
Na modalidade de Futebol Masculino, destaque para o Clube Desportivo Santa Clara e para Clube União Micaelense, que obtiveram o enquadramento final de Entidades Formadoras de 4 Estrelas. A Associação Clube de Futebol Pauleta, igualmente em destaque, obteve o enquadramento final de Entidade Formadora de 3 Estrelas. Benfica Águia Sport, Clube de Futebol Vasco da Gama, Clube Desportivo de Santo António, Clube Desportivo Os Oliveirenses, Clube Desportivo Rabo de Peixe, Clube Operário Desportivo, Escola Futebol Benfica Açores, Futebol Clube Vale Formoso, Grupo Desportivo São Roque, Marítimo Sport Clube, Santiago Futebol e Sporting Clube Ideal, não atingiram os requisitos para a certificação nesta época desportiva 2018-2019, obtendo assim o enquadramento final de Entidades em Processo de Certificação.
 
Na modalidade de Futsal Masculino, nenhuma das 19 candidaturas apresentadas atingiu os requisitos para a certificação nesta época desportiva 2018-2019. Achada Futebol Clube, Associação Atalhada Futebol Clube, Clube Desportivo Santa Bárbara, Clube Desportivo Juventude da Candelária, Clube Desportivo Rabo de Peixe, Clube Desportivo Santa Clara, Clube Desportivo Vera Cruz, Clube Escolar Vila Franca do Campo, Clube NC do Norte PDL, Futebol Clube Desportivo Santa Bárbara, Grupo Desportivo Casa Povo do Livramento, Grupo Desportivo São Vicente Ferreira, Grupo Desportivo Fenais da Luz, Grupo Desportivo São Pedro, Maia Clube dos Açores, Mira Mar Sport Clube, Remédios Sport Clube dos Açores, Sport Clube Santa Luzia das Feteiras e Unidos Por Sí - ADR  obtiveram assim o enquadramento final de Entidades em Processo de Certificação.
 
Nesta época desportiva 2019-2020, em que poderão aderir ao processo de certificação agora também os departamentos de formação dos Clubes com atividade no Futebol Feminino e Futsal Feminino, a Federação Portuguesa de Futebol já estabeleceu as seguintes datas para o início do processo de certificação:
 

?      01/07/19 a 30/09/19 – Período de registo na plataforma da FPF para as Entidades que ainda não o fizeram uma primeira vez;

?      01/07/19 a 31/10/19 – Período de registo na plataforma da FPF para as Entidades que já o fizeram anteriormente.

 

Salienta-se que, em épocas desportivas posteriores, a participação de um Clube em qualquer Competição Nacional ficará dependente da certificação obrigatória do seu departamento de formação da modalidade/sexo.