Após uma longa paragem devido à pandemia, o Futsal está finalmente de regresso aos pavilhões de ilha. 

No próximo fim-de-semana, será dado o pontapé de saída de duas competições, em dois escalões distintos: em Seniores, será dado o pontapé de saída ao Torneio de Abertura, prova que, esta temporada, foi dividida em 4 séries, com um total de 13 equipas em competição; em Juniores, irá arrancar o Campeonato de São Miguel.

Relativamente à competição do escalão de Seniores, o Torneio de Abertura foi criado como forma de "preparação" para as competições futuras, quer para os clubes que vão disputar o Campeonato de São Miguel, quer para os que irão participar na 2ª Divisão Nacional de Futsal, que tem início agendado para o final do mês de novembro.

Assim, e com um total de 13 participantes, a competição foi divida por 4 séries: uma com 4 equipas e todas as restantes com 3 equipas.

A prova arranca já no próximo sábado (17 de outubro), com a realização de 3 partidas. Às 20h30, FC Vale Formoso, uma das novas equipas em competição no escalão, irá receber a formação do Remédios SCA no Pavilhão Multiusos de Furnas. A partida é referente à Série B, onde, esta jornada, folga a formação do CD Vera Cruz.

À mesma hora, mas a contar para a Série C da prova, o GDCP Livramento, que este ano foi promovido à 2ª Divisão Nacional, recebe a formação do Mira Mar SC, outra novidade no escalão de Seniores em Futsal para a época 20/21. Na Série C, folga a formação do CD Santa Clara "A". Pelas 21h30, ainda no sábado, CDJ Candelária e CD Rabo de Peixe, outros dois estreantes na atual temporada, defrontam-se no Pavilhão da Escola Básica Integrada dos Ginetes. O jogo é a contar para a Série D, onde, esta jornada, folga a equipa do CD Santa Clara "B".

Relativamente à Serie A, a mesma só terá arranque no domingo (18 de outubro). Às 15h, há dérbi no Nordeste. Fazenda SC e Achada FC defrontam-se no Pavilhão Desportivo da Achada. No dia 20 de outubro (terça-feira) será encerrada a 1ª jornada da competição. Pelas 20h30, o GD São Vicente Ferreira irá receber o CE Vila Franca do Campo.

Confira, aqui, o quadro com todos os jogos para o fim-de-semana: