A jornada 4 da edição 2020/2021 do Campeonato de São Miguel trouxe uma liderança reforçado por parte do União Micaelense.

No jogo de cartaz da jornada, e num verdadeiro teste para o líder, a formação unionista venceu, por 2-1, o VC Pico da Pedra. A vitória da formação da casa começou a ser construída muito cedo. Com apenas 2 minutos volvidos, Paulo Pacheco inaugurou o marcador. Ainda antes dos 15' minutos, Paulo Aguiar fez as redes da baliza do VC Pico da Pedra estremecer uma segunda vez, trazendo um maior conforto para o União Micaelense. Ainda na primeira parte (minuto 33'), através de uma grande penalidade, José Dinis reduziu para o VC Pico da Pedra, mas seria insuficiente para impedir a derrota.

Além do resultado positivo, o União Micaelense também beneficiou do nulo registado entre o Águia CD e o Marítimo SC. Depois de duas vitórias consecutivas, a formação maritimista não conseguiu dar o melhor seguimento ao seu momento de forma e vê agora o União Micaelense a uma distância de 5 pontos.

Quem também aproveitou o deslize do Marítimo SC foi o CF Vasco da Gama. Ainda sem conhecer o sabor da derrota, a formação oriunda de Vila Franca do Campo aplicou uma pesada derrota ao CD Santo António, por 6-0. Rúben Pestana, aos 25' minutos abriu as hostilidades. Num espaço de 5 minutos (30' e 33') Hélder Arruda bisou e deixou o Vasco da Gama a ganhar por 3-0. Ainda antes do intervalo (minuto 40'), Rúben Pestana também bisava na partida e desnivelava ainda mais o resultado. No segundo tempo, Cláudio Djob fez o 5-0 (minuto 65') e, já perto do final do encontro (minuto 85'), Paulo Furtado estabeleceu o resultado em 6-0. Com o triunfo alcançado, o CF Vasco da Gama soma duas vitórias consecutivas, subiu à 2ª posição da tabela, por ter menos uma partida disputada, e é a única equipa (além do líder) que ainda não averbou qualquer derrota.

No Vale das Furnas, o FC Vale Formoso regressou ao caminho dos triunfos. Depois da derrota diante do Marítimo, na última jornada, a formação axadrezada recebeu, e venceu, Os Oliveirenses, por 4-0. Contudo, os golos só surgiram na 2ª parte: aos 55' minutos, Francisco Duarte inaugurou o marcador; num espaço de dois minutos (61' e 63'), Miguel Cunha e Rodrigo Linhares, respetivamente, deixaram o FC Vale Formoso com uma vantagem de três golos. Já no último quarto de jogo (minuto 76''), Gervásio Braga fez o 4-0 final.

Na restante partida da jornada, o Benfica Águia somou o primeiro triunfo na temporada, depois de vencer, perante o seu público, o Mira Mar SC, por 3-2. A formação da casa até adiantou-se cedo no marcador (minuto 6'), por intermédio de Mário Andrade. Mas, até ao intervalo, o Mira Mar iria completar a cambalhota no marcador: aos 20' minutos, Berto Carreiro empataria a partida e, ao minuto 40', através de uma grande penalidade, Bruno Pereira colocaria a formação forasteira na frente do marcador. Na 2ª parte, nova reviravolta no marcador, mas desta vez para o Benfica Águia: ainda no primeiro quarto de hora do 2º tempo (minuto 57'), Marco Moniz restabeleceu o empate e, já mesmo em cima do final da partida (minuto 90'), Nélson Botelho apontou o golo que atribuiu os 3 pontos e a primeira vitória ao Benfica Águia na atual edição do Campeonato de São Miguel.

Veja, aqui, todos os resultados do último fim-de-semana: