O Santa Clara sofreu no sábado a 1ª derrota caseira nesta edição da Primeira Liga. A formação de Daniel Ramos até chegou a empatar frente ao Sporting, no Estádio de São Miguel, mas o 2º golo de Pedro Gonçalves, também conhecido por Pote, deu mesmo os 3 pontos aos lisboetas.

 

Numa partida na qual os açorianos não dispuseram de um número abundante de oportunidades, mas não deixando também o adversário tê-las, as melhores chances de golo na 1ª parte acabaram mesmo por pender para o lado da equipa de Rúben Amorim: Nuno Santos foi quem mais tentou para o Sporting, com o Santa Clara a reagir com um cruzamento de Mansur que acabou por não ter emenda de Thiago Santana depois de uma saída a punhos de Adán.

 

Ora, pouco depois iam os visitantes inaugurar o marcador. Lançado por Jovane, e pese embora o ângulo difícil e marcação de Fábio Cardoso, Pote colocou a bola no buraco da agulha e bateu Marco Pereira pela 1ª vez no jogo. Com o resultado a favor dos verde e brancos, a equipa de Rúben Amorim limitou a manobra dos insulares que por apenas duas vezes remataram nos primeiros 45 tempos. Uma delas daria golo, e quem mais podia ser que não o inevitável Thiago Santana. O avançado brasileiro empatou a partida à beira do intervalo, capitalizando de um erro da defensiva adversária e uma saída a falso de Adán que não conseguiu recuperar a tempo de ver a bola entrar no fundo das redes para regozijo do aproximadamente milhar de adeptos santaclarenses que se faziam ouvir no Estádio de São Miguel.

 

À partida para a etapa complementar, e galvanizados pelo golo à beira do descanso, a formação de Daniel Ramos tentou algo mais e na cabeça de Carlos Jr. podia ter estado a chave para o adiantamento no marcador à passagem do minuto 60, mas Adán mostrou-se, desta feita, atento.

 

As mexidas de Rúben Amorim acabaram por dar um maior caudal ofensivo ao Sporting que gradualmente se foi intrometendo no meio-campo do Santa Clara e, apesar de muitas vezes a posse não materializar em oportunidades flagrantes de golo, a equipa leonina acabou por se superiorizar nessa altura da partida. A turma açoriana defendia e bem, de forma agressiva e compacta, sem que houvesse espaço para a resolução das ocasiões sportinguistas no último terço.

 

Contudo, e depois de Feddal lançar Pote na profundidade já nos últimos 10 minutos, uma saída de Marco Pereira que acabou por chocar com João Afonso acabou por deixar o jogador do Sporting isolado, ele que, de pé esquerdo, não facilitou e deixou em 2-1 o resultado final.

 

O Santa Clara ocupa neste momento o 7º lugar à condição.

 

Com a partida do Benfica com a B-SAD ainda por disputar nesta segunda-feira, de notar que o FC Porto foi feliz na receção ao Gil Vicente, com vitória de 1-0 sobre a formação de Barcelos. Zaidu, ex-Santa Clara e que se estreou na Liga dos Campeões a meio da semana, foi expulso e reduziu a equipa de Sérgio Conceição a 10 elementos ao minuto 73.

 

No sempre tão antecipado dérbi minhoto, o Sporting de Braga bateu o rival Vitória SC por 1-0, com a formação de Carlos Carvalhal a chegar ao golo ainda no 1º tempo, por intermédio de Ricardo Esgaio. Foi o 3º triunfo consecutivo para a equipa de Carlos Carvalhal, enquanto os vitorianos sofreram a 1ª derrota sob a orientação de João Henriques, ex-técnico do Santa Clara.

 

Resultados da 5ª jornada


Santa Clara 1-2 Sporting

Tondela 1-0 Portimonense

Nacional 1-1 Paços de Ferreira

FC Porto 1-0 Gil Vicente

Farense 0-1 Rio Ave

Moreirense 2-1 Marítimo

Famalicão 2-2 Boavista

Vitória SC 0-1 Sporting de Braga

Benfica - B-SAD (esta segunda-feira, 26/10)