Á entrada para a 7ª jornada, a liderança do Campeonato de São Miguel é repartida por 3 clubes: CF Vasco da Gama, Clube União Micaelense e Marítimo SC, sendo estes fortemente perseguidos por VC Pico da Pedra e FC Vale Formoso, ambos com 10 pontos.

Depois dos duelos entre equipas cimeiras na ronda anterior, a 7ª jornada é caracterizada por não envolver, de forma direta, nenhuma equipa do grupo de cima.

Depois de ter vencido o União Micaelense e, por consequência, ter apanhado a formação unionista no topo da tabela, também por ter mais uma partida realizada, o CF Vasco da Gama terá, agora, uma deslocação ao reduto do CD Os Oliveirenses. A formação oriunda da Fajã de Cima, que vem de uma derrota diante do Marítimo SC, vai tentar aproveitar o fator casa para tentar somar uma vitória e travar o bom momento do CF Vasco da Gama.

Já o União Micaelense, que viu a sua liderança isolada desvanecer, regressa ao conforto do Campo Marquês Jácome Correia (onde esta época venceu todas as partidas que lá disputou), para receber o Benfica Águia Sport, atual 10º classificado.

Na Povoação, o Mira Mar SC tenta travar o excelente momento de forma que o Marítimo SC atravessa. Depois de ter igualado o CF Vasco da Gama e o União Micaelense no topo da tabela, na última jornada, os "azuis" da Calheta terão difícil teste na Povoação, frente a um Mira Mar que ocupa a 7ª posição, com 6 pontos.

Nas restantes partidas da jornada, e depois do duelo nas Furnas, na última jornada, o FC Vale Formoso e o VC Pico da Pedra seguem caminhos diferentes, apesar de somarem a mesma quantidade de pontos. Na perseguição ao grupo da frente, e com a necessidade de regressar aos triunfos, a formação axadrezada terá, pela frente, uma complicada deslocação ao reduto do CD Santo António, formação que apenas perdeu por duas vezes, esta temporada. Já o VC Pico da Pedra, que segue 100% vitorioso desde a mudança de treinador, prepara-se para receber, no Campo José Silva Calisto, a formação do Águia CD, que procura, de forma desesperada, o regresso aos triunfos, algo que não consegue desde a jornada inaugural.

Com todos os ingredientes reunidos, a 7ª jornada promete muitas novidades e. mais uma vez, várias mexidas na tabela classificativa.

Todas as partidas referentes à jornada 7 serão disputadas às 15h do dia 15 de novembro (domingo).

Confira, aqui, o quadro com o resumo de toda a ação: