Durante o último fim-de-semana e, até ao dia de ontem, disputaram-se os oitavos de final da Taça de Portugal.

Com uma deslocação a Moreira de Cónegos, o Santa Clara continuou a sua caminhada de sonho na prova rainha de Portugal. Com um triunfo por 2-1, a formação orientada por Daniel Ramos carimbou a primeira presença da história do clube nos quartos de final da competição. 

Num jogo extremamente equilibrado, a formação açoriana adiantou-se no marcador ainda na primeira parte (minuto 36'), por intermédio de Ukra. Na 2ª parte, o Moreirense entrou motivado para virar o resultado e, ao minuto 51', Walterson Silva restabeleceu o empate. Contudo, já bem perto do apito para o final da partida (minuto 87'), o avançado iraniano, Shakriar Moghanlou, apontou o golo que carimbou a passagem do Santa Clara à próxima fase da prova.

Nas restantes partidas da ronda, destaque para a eliminação do Sporting, na Madeira. A turma de Ruben Amorim somou a primeira derrota em competições internas, depois de ter sido derrotado, por 2-0, pelo Marítimo, com ambos os golos a serem apontados na segunda parte, por Rodrigo Pinho e Leo Andrade. Também na Madeira, vitória suada para o FC Porto no reduto do Nacional. A formação azul e branca precisou do prolongamento para levar de vencida a formação madeirense, com o resultado a terminar em 4-2. 

Já o Benfica não teve grandes dificuldades em ultrapassar o CF Estrela, equipa que milita no Campeonato de Portugal. A formação de Jorge Jesus venceu por 4-0, com bis de Chiquinho (42' e 62'), Seferovic (51') e ainda Waldschimdt (66'). Quem também não teve grandes dificuldades foi o SC Braga, que goleou na receção ao Torreense (5-0).

Além disso, destaque para a surpresa em Vila do Conde, onde o Rio Ave foi eliminado pelo Estoril (2-1). Já o B-SAD e o Gil Vicente, apesar de precisarem do prolongamento, acabaram por conseguir ultrapassar, respetivamente, o Fafe e o Académico de Viseu, ocupando as últimas vagas dos quartos de final.

Na próxima ronda, com datas ainda por definir, o Santa Clara procura dar seguimento à sua caminhada de sonho com uma complicadíssima deslocação ao Estádio Municipal de Braga, onde terá encontro agendado com o SC Braga.

 

Resultados completos dos oitavos de final:

Marítimo* 2 - 0 Sporting

Rio Ave 1 - 2 Estoril* 

Moreirense 1 - 2 Santa Clara*

Nacional 2 - 4 FC Porto* - Após prolongamento

CF Estrela 0 - 4 Benfica* 

SC Braga* 5 - 0 Torreense 

Fafe 2 - 3 B-SAD* - Após prolongamento

Gil Vicente* 3 - 2 Académico de Viseu - Após prolongamento